Mundo

Portugal entre os países da UE com maior consumo de frutas e legumes

Portugal é o segundo país da União Europeia (UE) onde a população mais come fruta diariamente, ocupando também o quarto lugar no que toca ao consumo diário de legumes, acima da média comunitária, foi hoje anunciado.

Segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat, o gabinete de estatísticas da UE, 81 por cento da população portuguesa consome fruta todos os dias em 2017 (dados mais recentes), sendo apenas ultrapassada por Itália, onde este consumo diário rondava os 85 por cento.

No que toca ao consumo de legumes, Portugal fica em quarto lugar (com 78 por cento da população a fazê-lo diariamente), apenas atrás da Irlanda (84 por cento), Bélgica (84 por cento) e Itália (80 por cento).

Em ambos os consumos, a média comunitária é de 64 por cento.

Em sentido contrário, os países com menor consumo de fruta eram, em 2017, a Letónia (35 por cento), a Bulgária e a Lituânia (ambos com 37 por cento).

Já a Hungria (30 por cento), a Roménia (41 por cento) e a Letónia (44 por cento) eram os que menos comiam legumes.

Em toda a UE, uma em cada quatro pessoas (27 por cento) comia fruta duas vezes por dia em 2017, enquanto 37 por cento da população comunitária o fazia uma vez por dia e a restante 36 por cento o fazia com menor frequência, pelo menos uma vez por semana.

Em menor número, 23 por cento da população da UE comia vegetais duas vezes por dia nesse ano, enquanto 40 por cento o fazia uma vez também diariamente.

Em destaque

Subir