Nas Notícias

Portugal em alerta laranja: Sobem as temperaturas, que podem chegar aos 40, e o risco de incêndio

calorcalor1Portugal está em alerta laranja. Depois do IPMA colocar quase todos os distritos sob aviso amarelo, antecipando uma subida das temperaturas que podem chegar aos 40 graus, a Proteção Civil reforça o alerta contra o risco de incêndio e só as ilhas escapam ao alerta laranja.

Portugal está em alerta laranja quanto ao risco de incêndio e em alerta amarelo devido às altas temperaturas previstas para hoje. Pouca são as exceções e, para a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) , só os arquipélagos dos Açores e da Madeira é que escapam ao segundo mais grave dos quatro níveis de alerta, que vigora até às 20h00 de amanhã.

No site, a ANPC salienta que o alerta laranja, emitido para o Sistema Integrado de Operações de Socorro  e para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, “pressupõe um reforço das  medidas que garantem um estado de prontidão elevado para a intervenção”. As previsões de tempo quente e seco, nos próximos dois dias, são favoráveis à progressão de incêndios florestais e possível  afetação dos grupos populacionais mais vulneráveis, explica a mesma nota.

Com as temperaturas máximas a variarem entre os 35 e os 40 graus, o risco de incêndio é elevado, pelo que a ANPC insiste que não são permitidas  queimadas nem fogueiras, lançamentos de balões com mecha acesa ou foguetes,  fumar ou fazer lume em espaços florestais e vias que os circundem, fumigação  ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com  dispositivos de retenção de faúlhas.

A persistência das temperaturas em valores elevados levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir o aviso amarelo para os distritos de Braga, Vila Real, Bragança,  Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja  e Faro, assim como para o arquipélago da Madeira.

Numa escala de quatro, é o segundo nível menos grave, entrando em vigor às 19h00 de hoje e terminando amanhã pelas 17h59. Na Madeira, é válido entre as 19h00 de hoje e as 20h59 de amanhã.

Outro alerta amarelo foi emitido pela Direção-Geral de Saúde (DGS), mas neste caso numa escala de três: refere-se aos possíveis efeitos do calor na saúde. Os distritos abrangidos são Braga,  Vila Real, Bragança, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro. A DGS recomenda o consumo de água com regularidade, que se evite o álcool e a exposição ao sol nas horas de maior calor.

Em destaque

Subir