Nas Notícias

Portugal é cada vez mais o destino de exilados africanos e asiáticos

SEFOs pedidos de asilo a Portugal aumentaram exponencialmente no último ano, com a taxa a registar uma subida superior a 70 por cento. A maioria das requisições solicitadas ao SEF foi feita por cidadãos de países africanos e asiáticos.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vai apresentar hoje o Relatório de Imigração Fronteiras e Asilo (RIFA 2011), mas os dados preliminares deram a conhecer que os pedidos de asilo a Portugal aumentaram em 2011. Foram 275 as solicitações ao longo do ano passado, fazendo evoluir a taxa em 71,88 por cento quando em comparação com 2010.

Desses 275 pedidos de asilo, uma curta maioria foi realizada já em solo português (162), enquanto os restantes (113) foram feitos em postos de fronteira. Segundo os dados preliminares do RIFA, o SEF emitiu 27 estatutos de refugiados, a maioria dos quais para cidadãos de países africanos e asiáticos, e 38 autorizações de residência por razões humanitárias, estas maioritariamente a africanos.

Foram também concedidas 36 autorizações especiais: 30 refugiados foram aceites sob a proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e outros seis sob proteção internacional, no âmbito da solidariedade europeia com Malta.

Quanto à concessão de nacionalidade portuguesa, o SEF concedeu-a a 27.819 dos 29.228 pedidos, a maioria realizados por brasileiros, cabo-verdianos, angolanos, guineenses e ucranianos.

Em destaque

Subir