Economia

Portugal é a “porta de entrada” para os investidores chineses, diz um deles

investimento chinês

Sabe qual é o melhor país da Europa para os chineses virem comprar empresas? É Portugal, afirmou Guo Guangchang, o presidente do mesmo Fosun que está na corrida ao Novo Banco e admite “investir noutros setores se surgirem boas oportunidades”, como parece ocorrer nos media.

Os chineses, quando vêm às compras à Europa, entram por Portugal. A garantia foi deixada pelos principais responsáveis do Fosun, o grupo que comprou a Fidelidade e a Luz Saúde e olha agora para o Novo Banco.

“Portugal é o melhor país da Europa para investir”, afirmou o presidente do grupo, Guo Guangchang.

Em Xangai, o mesmo dirigente assumiu que o interesse do grupo “não se restringe à área financeira”, pois o Fosun está a avaliar “todas as oportunidades” que possam surgir, em especial no setor de “felicidade e lifestyle”, que envolve turismo e indústrias da moda, lazer e entretenimento.

“Estamos muito interessados” nos setores da comunicação social e da produção audiovisual, acrescentou o CEO do grupo, Liang Xinjun, sem se referir a casos concretos.

“O nosso investimento em Portugal é a longo prazo. Queremos investir noutros setores se surgirem boas oportunidades”, assumiu Xinjun.

“Portugal tornou-se uma porta de entrada para os turistas e investidores chineses na Europa. Quando vou a Lisboa, descubro que é muito fácil fazer amigos. E para nós, chineses, isso não costuma ser tão fácil”, argumento o CEO do Fosun, um grupo que já investiu 2,2 milhões de euros em Portugal.

“Queremos oferecer ao povo chinês uma vida de classe média. Neste momento, temos cerca de 230 milhões na classe média, mas dentro de alguns anos serão mais de 600 milhões. A nossa visão é de que estes setores têm em comum o facto de produzirem conteúdos que a classe média quer comprar. É fácil construir um cinema, mas fazer filmes de qualidade já não é tão fácil”, complementou Guo Guangchang.

Em destaque

Subir