Nas Notícias

Portugal dá um milhão às Forças Armadas afegãs e pondera apoio militar

aguiar_brancoAguiar Branco, ministro da Defesa, anunciou que Portugal vai apoiar as Forças Armadas do Afeganistão, doando um milhão de euros. Em comissão parlamentar, o ministro revelou também que “ainda não foi objeto de reflexão uma eventual ajuda na missão no pós-2014 que esteja para além da parte financeira”.

Portugal vai entregar um milhão de euros para apoio às Forças Armadas afegãs, anuncia José Pedro Aguiar-Branco, ministro que participava hoje numa comissão parlamentar de Defesa e que abordou os planos de Portugal no apoio militar ao Afeganistão.

O contributo solicitado e a avaliação que o Governo fez levaram a uma contribuição de “cerca de um milhão de euros, em paridade com os países da mesma dimensão para um pós-2014”, adiantou aos deputados o ministro da Defesa, hoje, no Parlamento.

“Achámos que deveríamos assumir esse compromisso financeiro”, referiu o ministro da Defesa, justificando a decisão de apoiar as Forças Armadas afegãs.

Para já, Aguiar-Branco não sabe dar uma resposta sobre uma eventual participação portuguesa de forças no terreno depois de 2014. O executivo vai avaliar essa matéria, sendo que, “neste momento, não há ainda condições para tomar uma decisão”.

Este assunto “ainda não foi objeto de reflexão”, sendo que está em aberto uma eventual participação no terreno no Afeganistão, no pós-2014.

No processo de transição, os países aliados continuarão a envidar “todos os esforços no terreno para desenvolver, formar e preparar as forças afegãs”, precisou o titular da pasta da Defesa.

A meta a atingir no que diz respeito ao número de efetivos deverá atingir os 228 500 militares, sendo que a Forças Armadas daquele país deverão necessitar de um “financiamento anual de 4,1 mil milhões de dólares”.

“Este valor comporta o financiamento por parte dos parceiros da Força de Assistência à Segurança no Afeganistão em 1,3 mil milhões de dólares e 500 milhões por parte do governo afegão, sendo o restante financiado pelos EUA”, referiu Aguiar-Branco, citado pela Lusa.

Esta missão no Afeganistão pós-2014 consiste em treinar, preparar e aconselhar ações das Forças Armadas afegãs, plano decidido em maio, na cimeira da NATO que decorreu m Chicago.

Em destaque

Subir