Economia

Portugal com maior aumento de dívida pública de todos os estados da UE, diz Eurostat

defaultDados do Eurostat indicam que a dívida pública portuguesa atingiu os 190 mil milhões, no primeiro trimestre de 2012, mais 3,9 por cento do que em igual período do ano passado. Portugal está no terceiro lugar desta lista negra da União Europeia (UE). No entanto, assinala o maior aumento de dívida dos 27 estados-membros, em comparação com o último trimestre de 2011.

Portugal assinala o pior dado da União Europeia, no que diz respeito ao aumento da dívida pública, que atingiu, no primeiro trimestre do ano, 111,7 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Estes dados do Eurostat mostram que, em comparação com o trimestre anterior (o último de 2011), Portugal assinalou o maior crescimento da dívida pública de toda a UE. Entre este período, houve um crescimento de 17,2 pontos percentuais, o que coloca Portugal perante o pior comportamento da Europa dos 27, no que diz respeito à dívida pública.

Segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia, o segundo país de toda a UE com pior registo, nesta comparação entre o último trimestre de 2011 e o primeiro de 2012, é o Chipre, com o aumento de dívida pública de 11,0 por cento, para 74,6 por cento do PIB.

Os dados do Eurostat indicam assim que a dívida pública portuguesa é a terceira mais alta de toda a UE. Somente a Grécia (com 132,4 por cento do PIB) e Itália (com uma dívida de 123,3 por cento do PIB) têm pior registo do que Portugal.

Em termos europeus, a subida média da dívida pública ficou-se pelos 0,5 por cento na Zona Euro (para 88,2 por cento do PIB). Relativamente aos 27 países da UE, regista-se um crescimento da dívida de 0,9 pontos, para 83,4 por cento do PIB.

Em virtude da maior incerteza junto dos investidores relativamente à capacidade dos países em pagar a dívida, assinala-se um aumento das taxas de juro,

Em destaque

Subir