Motociclismo

Portugal 22º no Motocross das Nações

Sob condições climatéricas muito difíceis a equipa de Portugal alcançou o 22º lugar no Motocross (MX) das Nações, que este fim de semana decorre em Assen, na Holanda.

A equipa lusa, formada Sandro Peixe, Luís Outeiro e Hugo Basaúla não teve a vida facilitada, já que depois de ter terminado o dia de qualificações no 26º posto perdeu o concurso de Outeiro devido a um problema elétrico na sua moto.

A chuva tornou o traçado holandês muito complicado para poder terminar entre as 20 formações que conseguiram lugar na final. Luís Outeiro ficou pelo caminho quando seguia em 21º, depois de Sandro Peixo ter sido 27º após uma queda o ter atirado para a ‘cauda’ do pelotão.

Face a tudo isto as esperanças portuguesas ficaram todas nas mãos de Higo Basaúla, que viria a terminar a qualificação com os melhores resultados de todos os pilotos lusos, mas o 15º posto na meta não chegou para levar a equipa das quinas à final de hoje.

Na derradeira para conseguir um ‘passaporte’ para o derradeiro confronto Basaúla foi o melhor, concluindo com 45 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, num traçado de areia que começou a ficar completamente alagado com a intensa chuva que continuou a cair ao longo de toda a noite de sábado para domingo e que se manteve sobre Assen durante o derradeiro dia.

Infelizmente o êxito de Hugo Basaúla não chegou para colocar Portugal na primeira posição na classificação por equipas, com Sandro Peixe e Luís Outeiro a terem dificuldade em ultrapassar uma pista em condições impraticáveis, que os levantam mesmo a ficar atolados. Peixe terminaria em 16º e Outeiro dez posições abaixo.

Estes resultados deixaram a formação portuguesa na terceira posição não conseguindo assim a ‘repescagem’ para a final para terminar esta 26ª participação consecutiva no 22º lugar.

Em destaque

Subir