Nas Notícias

Porto: Morreu Paulo Cunha e Silva, vereador da Cultura

paulo cunha e silva

Com 53 anos, faleceu esta madrugada o vereador da Cultura do Porto, Paulo Cunha e Silva. O antigo programador do Porto 2001 Capital da Cultura não resistiu a um enfarte do miocárdio, tendo falecido em casa, em Matosinhos.

No Facebook, onde Paulo Cunha e Silva era bastante ativo, as mensagens de pesar estão a suceder-se nos dois artigos mais recentes, ambos de ontem e publicados com uma diferença de três horas.

A foto mais recente, publicada pelas 21h00 de ontem, surgia em tom de desafio: “Onde estava e o que fazia? Hoje de manhã”. Na imagem, o vereador da Cultura encontrava-se no interior do antigo matadouro, que no presente acolhe uma exposição sobre os bairros do Porto.

Foi precisamente na área da cultura que Paulo Cunha e Silva se destacou. Programador do Porto 2001 Capital da Cultura, ainda há dias ajudou a esgotar o Rivoli durante o ‘Fórum do Futuro’, do qual foi comissário.

Foi Paulo Cunha e Silva o principal responsável pela presença, no Porto, de várias dezenas de personalidades, com destaque para John C. Mather, prémio Nobel da Física, para o filósofo francês Gilles Lipovetsky e para o ‘nosso’ arquiteto Eduardo Souto Moura.

Licenciado em Medicina, Mestre e Doutor pela Universidade do Porto, onde foi professor de Anatomia, Paulo Cunha e Silva era professor associado de Pensamento Contemporâneo na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto quando entrou em funções no executivo autárquico liderado por Rui Moreira.

Em destaque

Subir