Economia

Pórticos nas autoestradas: “Um erro”, admite o presidente da EP

A22 No país da Via Verde, colocar pórticos nas autoestradas foi “erro”. A confissão partiu de António Ramalho, o novo presidente da EP/Refer. O dirigente tem agora a “enorme preocupação em encontrar um novo modelo”, mas “sem pressas”.

Quando questionado sobre os custos das portagens nas autoestradas, o novo presidente da Estradas de Portugal, empresa que entretanto foi fundida com a REFER, admitiu o “erro” da opção de colocar pórticos.

“Portugal orgulhava-se há 10 anos atrás de ter o melhor o sistema de portagens do mundo, a Via Verde, referido como grande sistema de inovação, e o sistema de portagens que colocou como os pórticos é contraditório com modelo da via verde e destrutivo do ponto de vista do marketing”, explicou António Ramalho.

O dirigente da EP/Refer foi confrontado pelos jornalistas com o custo das portagens na chamada ‘autoestrada da exportação’, a A25, que liga Aveiro a Vilar Formoso. As questões foram motivadas pela visita de António Ramalho às obras de eletrificação do ramal ferroviário do Porto de Aveiro.

Em causa está o modelo dos pórticos, que vai somando os pagamentos pontuais consoante os pórticos atravessados e disponibiliza um valor para pagamento passados três dias, que é “contraditório” com o modelo da Via Verde, que informa o custo cobrado no final da viagme.

“Não é bom que continue assim”, insistiu António Ramalho.

“Isto do ponto de vista de marketing da via é destrutivo porque posso ter uma política comercial de descontos, que não é praticável com os pórticos”, reforçou.

Revelando ter “uma enorme preocupação em encontrar um novo modelo”, o novo presidente da Estradas de Portugal pediu tempo para pensar, até para não se “cometer outra vez o lapso de, por haver muita pressa, escolher-se o modelo errado”.

É preciso definir um modelo “mais interessante no futuro”, como através da aplicação de conceitos comerciais para as portagens, como descontos para quem mais usa as autoestradas, complementou.

Em destaque

Subir