Motores

Porsche conclui testes de Paul Ricard no topo

HartleyPaulRicard416

A Porsche concluiu o prólogo do FIA WEC – os testes de pré-temporada do campeonato do mundo de resistência – em Paul Ricard no topo da tabela de tempos, mostrando que o novo 919 Hybrid é um digno sucessor do LMP1 que foi campeão na época passada.

No segundo dia de ensaios no Castellet Brendon Hartley foi a estrela, ao levar o Porsche n.º 1 a efetuar a melhor volta – 1m37,445s, batendo por 0,042s a melhor marca de sexta-feira, efetuada por Neel Jani no 919 Hybrid n.º 2.

O segundo Porsche não rodou na sessão deste sábado, pois como estava previsto dos dois 919 Hybrid rodariam em dias alternados, com os seus pilotos a efetuarem as três melhores marcas do fim-de-semana.

Stéphane Sarrazin, no Toyoya TS050 n.º 5 foi o piloto que mais se aproximou das marcas dos homens da Porsche, conseguindo o terceiro tempo do fim-de-semana – 1m38,273s.

SarrazinPaulRicard216

Na ‘armada’ Audi Benoit Trélyuer foi o mais rápido, com o francês a rodar em 1m38,827s, a quase 1,4 segundos da marca conseguida por Hartley, ainda que se possa justificar com os problemas evidenciados pelo novo R18 e-tron quattro.

A troca de chassis na marca dos quatro anéis durante a noite foi justificada pelo facto do R18 ter sofrido pequenos estragos ao nível da suspensão durante a jornada de sexta-feira.

Aliás, nem Audi nem Toyota evitaram problemas em Paul Ricard, já que do lado da marca japonesa o percalço aconteceu este sábado quando Kamui Kobayashi ficou parado na manhã deste sábado.

LapierrePaulRicard216

Em LMP2 Filipe Albuquerque e os seus companheiros de equipa – Bruno Senna e Ricardo Gonzalez – tiveram de se contentar com o quinto registo da categoria, onde a Signatech Alpine se cotou como a equipa mais veloz, com Nicolas Lapierre a levar o Alpine A460 a efetuar uma volta em 1m46,974s, batendo por 0,02s Jonny Kane no Gibson 015s Nissan da Strakka Racing.

Em GTE Pro assistiu-se a uma boa surpresa, com a Ford Ganassi Racing a conseguir ser mais veloz nesta última sessão, ainda que o melhor tempo da classe no fim-de-semana (1m57,808s) tenha pertencido a Ginamaria Bruni no Ferrari 488 da AF Corse.

Já em GTE Am, o mais rápido acabou por ser Paolo Ruberti (1m58,268s) no Corvette C7R da Larbre Competition.

Em destaque

Subir