Tecnologia

Por que a Samsung deveria apostar agora no Windows 10 Mobile?

windows_10_mobile_lumias

O grande passo que a Microsoft quis dar com o Windows 10 – ao construir um sistema operativo multiplataforma que corre da mesma forma em diferentes dispositivos – está, finalmente, a dar os passos finais.

Com a chegada do Windows 10 Mobile ao Lumia 950 ficou claro que o que a Microsoft pretendia com o Windows 10 fazia todo o sentido. A marca de Redmond está na fase final de oferecer aos utilizadores o ecossistema mais completo de sempre.

Como se pode ver pelas funcionalidades presentes no EDGE e a sua integração total com todos os dispositivos Microsoft, a completa e eficaz sincronização no OneDrive com todas as definições, quer no PC, quer no smartphone, passando pelo Office, Xbox e acabando no Continuum.

Para quem já tem um Lumia 950 ou outro smartphone que já carregue o Windows 10 Mobile (Windows Insider) pode facilmente perceber que esta integração é total e inigualável por qualquer um dos rivais da Microsoft.

Por isso, achamos que esta seria a altura certa para a Samsung apostar no Windows 10 Mobile. A marca sul-coreana já tem presença na plataforma da Microsoft, quer através dos seus computadores portáteis, quer nos seus tablets. Também já teve presença no Windows Phone, sendo de destacar o Samsung Ativ S que se destacava pelo seu acabamento Premium.

A Microsoft precisa de crescer no segmento mobile e, marcas como a Samsung poderiam ser o motor de impulsionamento que a marca de Redmond precisa para o Windows 10 Mobile.

Para além disso, o Windows 10 necessita de um equipamento Premium, independentemente do seu preço. Por exemplo, como ficaria um Samsung Galaxy S6 EDGE com o Windows 10?

Também do lado da Samsung existem motivos para fazer uma mudança. Apesar da marca asiática ter aposta, finalmente, em equipamentos mais requintados, a verdade é que a marca começa a perder, cada vez mais, terreno para a Apple. Aqui o problema já não será o dispositivo em si, mas sim o sistema operativo.

São raros os utilizadores que migram de Android para iOS e depois voltam atrás. Porque será? O Android, apesar do ‘mar’ de aplicações não oferece o desempenho do iOS. Isso já não acontece no Windows Phone. Aqui o desempenho assemelhasse, cada vez mais, ao seu rival da Apple, ficando apenas a perder na disponibilidade de aplicações.

Acreditamos que, com a chegada de marcas como a Samsung ao Windows 10 Mobile, até mesmo os desenvolvedores teriam mais motivos para desenvolver para a plataforma da Microsoft, dado o alcance cada vez maior das suas aplicações – Windows Desktop e Windows Mobile. Não seria portanto, este, o momento para a Samsung, e não só, migrar para o Windows 10 mobile?

 

Em destaque

Subir