Mundo

Polémico abate de cerca de 10 mil cavalos vai avançar, ambientalistas contestam

cavalos selvagensComeça em junho o abate de cerca de 10 mil cavalos selvagens, na Austrália, com as autoridades a alegar que os animais estão a morrer à sede e à fome. Os ambientalistas contestam a decisão, por recearem sofrimento dos cavalos e riscos de contaminação dos terrenos.

É uma decisão controversa, que gera visões opostas. As autoridades australianas estão a planear o abate de cerca de uma dezena de milhar de cavalos, que estão a passar sede e fome, numa propriedade detida por aborígenes.

A reserva de Tempe Downs, a norte da Austrália, tem uma população de cavalos selvagens muito significativa. Mas a verdade é que a terra não garante a sobrevivência dos animais.

Deste modo, as autoridades australianas – que já estiveram a sobrevoar a propriedade para definir o plano de abate – decidiram avançar com a medida, que está prevista para o próximo mês de junho.

O abate torna-se polémico porque as autoridades consideram que o custo de transporte dos animais impede outra solução, mesmo que fosse um matadouro localizado a cerca de 1500 quilómetros.

Do outro lado estão os ambientalistas, que temem pelo sofrimento dos cavalos, pelo modo como o abate será feito. A contaminação dos solos é também uma preocupação, já que os terrenos deverão ficar infetados.

Em destaque

Subir