Nas Notícias

Pode Sócrates ofuscar o debate entre Costa e Passos?

A 9 de setembro, decorre o frente-a-frente entre os líderes do PSD e PS, Passos Coelho e António Costa. A 9 de setembro, o juiz Carlos Alexandre deverá pronunciar-se sobre a prisão preventiva do ex-primeiro-ministro José Sócrates. O detalhe é assinalado pelo Diário de Notícias, que chama à atenção para esta coincidência de datas que pode desviar as atenções do debate. E se Sócrates deixar o Estabelecimento Prisional de Évora nesse dia?

O debate entre Passos e Costa está marcado para 9 de setembro. E essa é a data-limite para o juiz Carlos Alexandre analisar a medida de coação de Sócrates. Até agora, o juiz avaliou sempre as medidas de coação no último dia…

Haveria motivo de sobra para animar o comentário político. Só que, nesse mesmo dia, o juiz Carlos Alexandre deverá pronunciar-se sobre a revisão da medida de coação a que o arguido José Sócrates está sujeito.

Em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora, o ex-primeiro-ministro e antigo secretário-geral do PS poderá ser libertado, caso o magistrado o entenda.

Recorde-se que José Sócrates viu revista a medida de coação – de prisão preventiva para domiciliária com pulseira eletrónica – mas rejeitou a decisão do juiz, permanecendo em Évora.

Entretanto, pode ser libertado em plena campanha eleitoral para as legislativas, curiosamente no dia em que Passos Coelho e António Costa se encontram no debate televisivo.

Será que o debate será ofuscado pela eventual libertação de Sócrates? Que efeitos mediáticos terá esse cenário? Os dois partidos não terão tido em consideração este detalhe.

Realce-se ainda que Sócrates terá de ser libertado, no limite, em novembro, por esgotar o prazo de prisão preventiva. Mas (caso o ex-primeiro-ministro só abandone a cela nesse limite), nesta altura já o novo Governo está eleito.

Em destaque

Subir