Mundo

Piko-chan, o periquito salvo pela proeza de saber dizer onde mora

piriquitoChama-se Piko-chan, é um periquito especial e protagonista de uma história de afetos, em Tóquio, no Japão. Depois de se perder, acabou por regressar a casa, na quarta-feira, pela mão de um polícia. A dona ensinara este periquito a dizer a sua morada…

No passado domingo de manhã, pequeno pássaro saíra de casa, localizada na cidade de Sagamihara, a oeste de Tóquio. Piko-chan esteve desaparecido, mas acabou por ser transportado à residência, graças a uma lição que recebera dois anos.

A dona ensinara-lhe a dizer a morada – não são apenas os papagaios que detêm a faculdade de falar… –, o que permitiu ao periquito pôr em prática essa lição, quando se sentiu perdido.

Antes, no entanto, empoleirou-se no ombro de hóspede de um hotel perto de sua casa. O hóspede transportou-o para a polícia local, onde o pássaro se manteve calado, sem prestar ‘depoimento’. Até à passada terça-feira à noite, quando decidiu dizer a sua morada.

O periquito Piko-chan surpreendeu os polícias a dizer a morada completa, da cidade ao número da sua porta. Esta voz de periquito permitiu aos agentes localizar a casa do pássaro e devolvê-lo à sua proprietária, uma mulher de 64 anos de idade.

Em declarações à AP, a idosa conta que um dia perdera outro periquito, o que a deixou com enorme mágoa. Para evitar que a dor se repetisse, na possibilidade de perder Piko-chan, o periquito que veio preencher o vazio, a mulher ensinou-lhe a morada.

Em destaque

Subir