Nas Notícias

PEV “escandalizado” acusa EDP de “lavar as mãos” no acidente do Tua que matou três pessoas

foz_tuaPartido Ecologista ‘Os Verdes’ emite comunicado onde se manifesta “escandalizado e chocado” com as declarações de responsáveis da EDP. Em causa está o acidente nas obras da Barragem de Foz Tua, que provocaram a morte de três trabalhadores.

“Numa atitude despudorada e desonesta, a EDP tenta fazer uma associação entre este acidente e um outro ocorrido em fevereiro de 2007 na Linha do Tua, atribuindo-lhes ‘causas naturais’. O que a EDP pretende com é fazer como Pôncio Pilatos e lavar as mãos das suas responsabilidades”, acusam os ecologistas.

Numa nota divulgada pela Imprensa, o partido acusa a EDP de fazer vista grossa ao facto de este ser o “terceiro acidente diretamente relacionado com a construção da Barragem”.

Estando a EDP a levar a cabo “rebentamentos na zona, que as populações testemunham”, a empresa “tinha por obrigação reforçar as medidas de segurança, visto que esses rebentamentos criam instabilidades de ordem diversa nas zonas de encosta”.

A comparação feita pela EDP entre este acidente e o acidente ferroviário de 2007 é, para os ecologistas, “uma tentativa de se ilibar de culpas” e uma tentativa de “deturpar a realidade”.

Ao atribuir “causas naturais” aos dois acidentes, a EDP tenta fazer passar a mensagem de imprevisibilidade e impossibilidade de prevenção.

O partido vai exigir em sede parlamentar mais explicações sobre estes acidentes. A razão dos acidentes, segundo os ecologistas, é “falta de segurança”, e não causas naturais, conforme a EDP sustenta.

“Se alguma comparação pode ser feita entre estes dois acidentes é na falta de segurança e na falta de medidas de prevenção que eles denunciam e não nas ditas “causas naturais” às quais a EDP dá jeito atribuir a origem”, afirma o partido.

Também os partidos com assento parlamentar são alvo de críticas. ‘Os Verdes’ lamentam que o PSD, CDS e PS tenham rejeitado um Projeto de Resolução que previa a suspensão imediata de todas as deliberações e ações que ameaçam a Linha Ferroviária do Tua.

Esse projeto propunha a ainda a criação de um grupo de trabalho para avaliar as potencialidades da Linha.

Em destaque

Subir