Economia

Petróleo Brent cai 21,7 por cento para 20,02 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em junho desceu hoje 21,7% no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, muito atingido pela forte contração da procura devido à pandemia da covid-19.

O petróleo de referência na Europa cotava-se a meio da manhã no ICE Futures a 20,02 dólares – contra 25,58 dólares na segunda-feira – cerca das 09:30 TMG, depois do dia negro que viveu o petróleo de referência nos Estados Unidos, o West Texas Intermediate (WTI), na segunda-feira, quando se cotou em terreno negativo pela primeira vez na sua história.

O Brent continuou durante a manhã de hoje a trajetória de baixa devido aos problemas para armazenar o excesso de produção.

Recentemente, a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus principais aliados (OPEP+) acordaram baixar a produção conjunta em 10 milhões de barris por dia.

Contudo, o colapso da procura pode ultrapassar 20 milhões de barris por dia, ameaçando inundar o mercado com um excesso de oferta que será difícil de armazenar.

Em destaque

Subir