Mundo

Peso… diabólico: Pepita de ouro com 6,66 quilos jazia na Rússia até ao dia dos azares

pepita orelha diaboFoi encontrada na Rússia uma pepita de ouro gigante, que pesa 6,66 quilogramas. ‘A Orelha do Diabo’, como foi batizada pela sua forma e devido ao seu peso, jazia em Irkutsk, na Sibéria. Quase passava despercebida a um trabalhador, na passada sexta-feira, dia 13, dia de azar.

Chama-se ‘Orelha do Diabo’ porque o seu peso – 6,66 quilos – remonta aos três ‘seis’ diabólicos e porque a sua forma se assemelha a uma orelha pontiaguda.

A pepita de ouro gigante que a Rússia mostra ao mundo foi encontrada num jazigo do distrito Bodaybinski, na passada sexta-feira (dia 13, imagine-se, no dia de azar). E encerra outros factos místicos, além do 666 do Diabo: naquele dia, era véspera de Lua Cheia.

E quase que este achado gigante passava despercebido a um funcionário da empresa proprietária do jazigo. A pepita de ouro foi parar ao lixo, porque a presença de ouro na pedra não tinha sido detetada.

Só mais tarde outro operário da empresa viu o pedaço de ouro, a ‘Orelha do Diabo’, reluzente e pontiaguda, carregada de misticismo por diversos factos.

Estima-se que esta pepita possa valer cerca de 200 mil euros, número que não pode ser rigoroso, em virtude das oscilações do valor da matéria-prima.

Este achado levou os trabalhadores a procurarem, no mesmo local, mais pedaços de ouro, uma vez que é comum que ao lado de grandes pepitas estejam outras semelhantes.

A descoberta agora anunciada vem mudar a fama daquele jazigo da Rússia, conhecido por ser pouco generoso, por ter pouco ouro.

Na verdade, a história da ‘Orelha do Diabo’ mostra que talvez haja ouro, mas trabalhadores distraídos.

E mostra ainda que é necessário algum misticismo para que o jazigo de Ugakhan forneça aos homens a riqueza que se esconde na terra, numa Sibéria onde proliferam as minas de ouro.

Em destaque

Subir