Mundo

Pecado em Itália: Roubaram o relicário que guardava sangue do Papa João Paulo II

papa jp iix210joao paulo iiO relicário com uma amostra do sangue de João Paulo II foi roubado de uma pequena igreja em Itália. Cerca de meia centena de polícias estão a procurar a ampola, uma das três que guardam sangue do antigo Papa polaco.

As autoridades italianas estão a tentar apurar quem cometeu um pecado na pequena igreja de San Pietro della Lenca, na região de Abruzzo. O relicário que continha uma ampola com o sangue do antigo Papa João Paulo II, que vai ser canonizado em abril, foi roubado durante o fim de semana. Além do relicário, foi também roubado um crucifixo

De acordo com o La Repubblica, as buscas envolvem cerca de meia centena de agentes, com a ajuda de cães, enquanto a procuradoria de L’Aquila abriu um inquérito. A ampola roubada era uma das três existentes com amostras do sangue do antigo Papa, segundo adiantou o presidente da associação cultural San Pietro della Lenca, Pasquale Corriere.

A região montanhosa de Abruzzo era uma das preferidas de João Paulo II, que aproveitava alguns momentos de descanso para passear ou esquiar. O clérigo polaco vai ser canonizado a 27 de abril, no Vaticano, numa cerimónia em que será também canonizado outro antigo Papa, o italiano João XXIII. O dia foi escolhido por ser o da ‘Divina Misericórdia’, uma festa criada por João Paulo II.

Já não é a primeira vez que roubam o sangue papal. A mais recente ocorreu em agosto de 2012, mas a ampola com amostras de João Paulo II foi recuperada poucas horas depois do roubo.

Em destaque

Subir