Nas Notícias

PCP insiste na abolição das portagens nas ex-SCUT do Norte

Os deputados do PCP voltaram a insistir na abolição de portagens nas ex-SCUT da região Norte, tendo entregado na sexta-feira na Assembleia da República uma resolução nesse sentido, foi hoje divulgado.

“A introdução de portagens nas ex-SCUT [vias sem custo para o utilizador], em 2010, designadamente nas do Norte Litoral, A 28, Grande Porto, A 41 e Costa da Prata, A29, constituiu um rude golpe no tecido económico e agravou as já difíceis condições de vida de todos aqueles que, sem alternativas, circulam nestas vias estruturantes”, lê-se no documento.

No projeto de resolução, os deputados sublinham que nos distritos atravessados e servidos por estas antigas SCUT, Porto, Braga, Viana do Castelo e Aveiro, “o número de insolvências de empresas verificadas entre 2011 e 2015 excedeu, no conjunto dos quatro distritos, mais de 40 por cento do total do país”.

Além disso, houve “consequências muito graves no emprego” com as taxas de desemprego naquelas regiões a registarem valores acima da média nacional, de 11 por cento, salientam os comunistas citando os últimos dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

“Daqui resultou o agravamento da situação social, com o aumento da pobreza”, acrescentam.

Em destaque

Subir