Insólito

Parto feito, o médico sai. A empregada de limpeza que cosa a mãe

costura Uma mulher foi cosida, logo após o parto, por uma empregada de limpeza. O incidente ocorreu num hospital da Índia, país onde faltam profissionais de saúde. Como “não eram necessários muitos pontos”, o médico foi embora para atender outra paciente.

Uma mulher que acabara de dar à luz foi cosida, no hospital de Kujang, na região de Jagatsinghpur (Índia), por uma funcionária de limpeza.

O incidente, que ocorreu na passada sexta-feira, só foi possível porque o médico que realizou o parto saiu para atender outra paciente.

Na ausência do obstreta, terá sido a funcionária de limpeza do hospital a coser a mulher que acabara de dar à luz, com o apoio de outros auxiliares médicos, segundo avançou o Hindustan Times.

“A mulher teve um parto normal, pelo que não eram necessários muitos pontos”, justificou o diretor distrital de saúde, quando o incidente se tornou mediático.

Apesar da destreza da empregada de limpeza, que coseu os pontos sem mácula, a paciente apresentou uma queixa.

No inquérito, o hospital apurou que “os pontos dados na parte operada do corpo foram examinados medicamente”, tendo sido “constatado que estava tudo bem”.

O inquérito aberto pelo gabinete distrital de saúde continua a decorrer.

Num país que lida com falhas graves no sistema público de saúde, o recurso a empregados de limpeza não é propriamente uma novidade. Ainda no ano passado foi noticiado que, em 2012, eram costume serem estes funcionários a suturarem feridas ou ministrarem injeções num hospital no estado de Uttar Pradesh.

Mais insólito foi o caso, também noticiado no ano passado, do médico que usou uma bomba de ar de bicicleta, durante uma intervenção cirúrgica, para insuflar o abdómen de uma paciente.

Em destaque

Subir