Nas Notícias

Parkinson: Cafeína ajuda a controlar movimentos dos doentes

avc cerebroA cafeína, presente em bebidas como o café e o chá, pode ajudar a controlar os movimentos de doentes com Parkinson. A conclusão é de um estudo da Universidade McGill, no Canadá.

Ronald Postuma, principal responsável pelo estudo, afirma que, embora já se soubesse que as pessoas que bebem café têm um risco menor de desenvolver Parkinson, desconhecia-se, porém, o verdadeiro alcance das implicações clínicas desta descoberta.

A cafeína atua nos sistemas nervoso central e cardiovascular, reduzindo temporariamente o cansaço e aumentando a agilidade. Associa-se habitualmente a sonolência à doença de Parkinson.

O estudo envolveu 61 doentes de Parkinson, divididos em dois grupos: o grupo de controlo recebeu placebo; o outro, 100 miligramas de cafeína duas vezes por dia, durante três semanas, e 200 miligramas duas vezes por dia, nas três semanas seguintes.

Os indivíduos que receberam suplementos de cafeína apresentaram melhorias nas capacidades motoras (velocidade dos movimentos e redução da rigidez), relativamente àqueles a quem foi administrado o placebo. A cafeína afetou ligeiramente a sonolência, mas não a qualidade do sono noturno dos participantes.

Postuma conclui que “a cafeína deve ser explorada como uma opção de tratamento para a doença de Parkinson”, podendo ser útil como complemento à medicação, cuja quantidade ajudaria a reduzir. Acrescenta, no entanto, que é necessário realizar-se, em maior escala e durante mais tempo, estudos como este.

Em destaque

Subir