Economia

Gasolina deve subir dois cêntimos, gasóleo tem aumento mais ligeiro

combustiveisNovos aumentos do preço da gasolina e do gasóleo, na próxima semana, adianta a DGEG. A gasolina custará mais dois cêntimos por litro e o gasóleo mais um cêntimo por litro.Os combustíveis estão de novo em alta em virtude das mudanças nas cotações da matéria-prima, nos mercados internacionais.

Os preços dos combustíveis voltam a sofrer um aumento a partir da próxima segunda-feira, em reflexo da evolução do custo da matéria-prima nos mercados internacionais, sendo que a gasolina deve aumentar dois cêntimos por litro, enquanto o aumento no litro de gasóleo deve rondar um cêntimo, de acordo com informação divulgada pela agência Lusa, que cita fonte do setor petrolífero.

As variações das cotações nos mercados torna possível antecipar os acertos dos custos dos combustíveis, já a partir de segunda-feira, sendo que volta a registar-se um agravamento, mais notório na gasolina, que lentamente recupera da quebra dos últimos meses. Relativamente ao gasóleo terá uma subida mais ligeira.

De acordo com a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio da gasolina 95 cifra-se nos 1,636 euros por litro. Já o gasóleo apresenta um custo médio por litro na ordem dos 1,440 euros. A DGEG tem como referência a média de valores praticados em 2598 postos de abastecimento localizados em Portugal Continental.

Em julho passado, quebrou-se um ciclo de permanentes descidas do preço dos combustíveis. De então para cá, semana após semana, registam-se mais subidas do que descidas, sendo que outro fator ajuda a que o custo dos combustíveis seja em agosto mais elevado: as subidas são sempre notórias do que as descidas de preço.

No último mês, o gasóleo passou a custar mais oito cêntimos por litro, enquanto a gasolina teve um agravamento de preço semelhante: mais 7,5 cêntimos. No que diz respeito ao consumo destes combustíveis, de acordo com dados da DGEG, assinalou-se uma quebra de 8,3 por cento entre maio de 2011 e o mesmo mês de 2012.

Em destaque

Subir