Fórmula 1

Paragens nas boxes no começo da corrida no GP da China

PitstopsXangai2

Segundo do diretor técnico da Mercedes a expectativa para a terceira prova do campeonato do mundo de Fórmula 1, que se disputa no próximo fim-de-semana em Xangai, é de que as paragens nas boxes para troca de pneus ocorram logo no começo da corrida.

Paddy Lowe é da opinião de que no Grande Prémio da China os pilotos serão forçados a parar por volta da quinta volta, baseando-se no facto de que a Pirelli definiu para estar prova escolhas entre os pneus médios, macios e super macios.

Embora o leque seja idêntico ao definido para as duas primeiras corridas do ano, é pouco provável que face ao asfalto da pista chinesa as borrachas durem tanto quando na Austrália e Bahrain.

“O circuito de Xangai tem exigências completamente diferentes de Melbourne ou do Bahrain. Contudo temos os mesmos três compostos disponíveis, por isso vai ser interessante perceber quanto competitivos são e em que altura”, salienta Lowe.

PaddyLowePitStops

“É a primeira vez que vamos ver o composto super macio ser utilizado nesta pista, graças aos novos regulamentos, e isso vai certamente criar situações mais extremas do que vimos, por exemplo, no Bahrain, onde o melhor pneu de qualificação não é provavelmente um grande pneu para a corrida”, enfatiza o técnico britânico,

“Cada equipa quer qualificar-se com um pneu super macio, mas se ele ganha granulação na corrida vamos ver paragens nas primeiras cinco voltas”, considera ainda Paddy Lowe, justificando as razões pelas quais a Mercedes optou por poucos jogos de pneus super macios em comparação com os seus adversários.

O diretor técnico da equipa campeã do mundo acrescenta: “Vão haver várias análises na sexta-feira, e poderemos ver algumas escolhas interessantes na qualificação e na estratégia de corrida. O que torna tudo mais difícil para as equipas e com condições imprevisíveis. Pode estar bastante quente em Xangai mas também pode estar tão frio quanto na Bélgica. Essa variação pode tornar tudo confuso no que se refere a afinações e trabalho de estratégia, por isso vai ser sempre um fim-de-semana desafiante”.

Em destaque

Subir