Nas Notícias

Parafusos de seda no tratamento de fraturas ósseas revelam-se eficazes

bicho sedabicho sedaInvestigadores norte-americanos criam parafusos em seda, utilizados para tratar fraturas. De acordo com a Nature Communications, esta técnica já se mostrou eficaz, em testes realizados em roedores. Médicos de Massachusetts e do centro Beth Israel Deaconess mostraram-se surpreendidos com os resultados.

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma técnica para tratamento de fraturas, através de parafusos criados a partir de bichos-da-seda. Um estudo realizado em roedores mostrou grande eficácia.

Os investigadores de uma universidade de Massachusetts (EUA) e do Centro Médico Beth Israel Deaconess conseguiram criar 28 parafusos em seda, cuja composição resulta essencialmente da matéria retirada apenas dos bichos que a produzem.

Depois, esses parafusos foram usados em roedores, com fraturas ósseas provocadas para o efeito. Durante dois meses, essas cobaias transportaram os parafusos, capazes de transportar proteínas que cumpriram um papel importante na reposição do osso. Graças à sua composição em seda, os parafusos dissolveram-se, o que abre boas perspetivas da utilização deste método em humanos.

O objetivo será o tratamento de fraturas de forma menos invasiva, com uma única cirurgia. A remoção dos parafusos é dispensada graças à sua capacidade de se dissolver. A seda dissolve-se no corpo em virtude da sua composição, à base de fibras naturais.

Os cientistas provaram que esta nova matéria-prima é igualmente eficaz, quando comparada com os materiais usados na atualidade – a platina ou o titânio –, sendo que apresenta a vantagem de ser degradável de forma natural. Por outro lado, os parafusos de seda não apresentam riscos de infeção, como as peças metálicas.

Este estudo foi publicado na revista Nature Communications, que se dedica a trabalhos científicos. Para já, a técnica foi utilizada apenas em roedores, sendo que os cientistas esperam avançar com testes em humanos.

A ideia de criar parafusos em cera surgiu depois de o mesmo material ter sido testado com êxito no tratamento de suturas. Agora, revelou-se igualmente eficaz em tratamento de fraturas ósseas, sendo que a seda não interfere nos exames de raio-X, nem são tão incómodas como outro tipo de materiais, que provocam dor quando as temperaturas descem.

Em destaque

Subir