Mundo

Para Eric Holder, Snowden não tem perdão: “violou a lei” e “provocou danos”

snowden 210snowden bigEric Holder, secretário da Justiça dos EUA, não concebe um perdão a Edward Snowden. O ex-analista da Agência Nacional de Segurança “violou claramente a lei” ao revelar mecanismos de espionagem “e provocou danos à nação”, acusa o governante.

Edward Snowden continua a ser ‘persona non grata’ para os Estados Unidos da América. Numa entrevista à CNN, o secretário de Estado da Justiça, Eric Holder, afiança que será impossível perdoar ao antigo analista da Agência Nacional de Segurança (NSA) por ter revelado mecanismos utilizados na espionagem.

“Creio que ele violou claramente a lei e provocou danos à nação que diz amar”, argumentou o governante, respondendo ao pedido de clemência apresentado por Edward Snowden através do deputado alemão Hans Christian Ströbele, com o qual reuniu em Moscovo (Rússia).

Na base desse pedido, o ex-analista salienta ter provocado “um debate útil” sobre a importância dos espiões perante o avanço da tecnologia. Se “não existe base” para perdoar a Snowden pela revelação de métodos e práticas da NSA, a verdade é que o escândalo permitiu o surgimento de “uma conversa saudável”, no interior dos EUA, sobre as operações necessárias à recolha de informação, admitiu Eric Holder.

“A discussão em que estamos imersos vale a pena para determinar como atuar para proteger a privacidade e manter seguros os cidadãos norte-americanos”, sustentou o secretário de Estado.

Eric Holder foi instado a confirmar, na entrevista, que a chanceler alemã Angela Merkel foi uma das pessoas cujas conversações foram intercetadas pela NSA, mas recusou-se a comentar.

Em destaque

Subir