Mundo

Paquistão: Cristão condenado à morte por blasfémia no Whatsapp

Um cristão foi condenado à morte, no Paquistão, depois de acusado por blasfémia, por ter enviado um poema, através do Whatsapp, considerado ofensivo ao islão. Advogado anunciou decisão esta sexta-feira.

Nadeem James foi acusado por um tribunal, em julho de 2016, depois de um muçulmano, Yasi Bashir, ter denunciado o envio de um poema ofensivo ao profeta Maomé.

“O acusado foi condenado à morte na quinta-feira por blasfémia”, declarou Anjum Wakeel, o seu advogado, à AFP.

Wakeel explicou ainda que o “cliente vai recorrer contra a condenação ao supremo tribunal porque tudo isto foi uma armadilha do seu amigo, que não gostava do relacionamento de James com uma jovem muçulmana”.

Os factos aconteceram na cidade de Sarai Alamgir, norte da província de Punjab, centro do Paquistão. O julgamento, por motivos de segurança, aconteceu numa prisão, depois de vários líderes muçulmanos terem insultado James e a sua família, conta o advogado.

A pena de morte por blasfémia foi adotada pelo Paquistão em 1986 sob o regime do general Mohamed Zia ul-Haq (1977-1988).

A lei é fortemente criticada pelos defensores dos direitos humanos já que, segundo eles, é utilizada com frequência em conflitos pessoais. Os liberais acusam os conservadores de denunciar atos de blasfémia para calar os seus críticos.

Em destaque

Subir