Nas Notícias

Chega vai referendar pena de morte em Portugal

Partido liderado por André Ventura vai referendar a introdução da pena de morte em Portugal. A auscultação interna decorre a 5 de setembro.

Os militantes do Chega vão participar num referendo sobre a introdução da pena de morte em Portugal,.

A auscultação está marcada para o dia 5 de setembro, data em que decorrem também as eleições diretas para a liderança do partido.

A agência Lusa teve acesso à questão que será colocada aos militantes do Chega:

“Concorda com a aplicação da pena de morte em casos de terrorismo, homicídio qualificado, abuso sexual de menores ou violação, quando decorram em contexto de especial perversidade ou censurabilidade, a definir em lei especial?”

O Chega apelou aos seus militantes para participarem neste referendo, que se realizará entre as 10h00 e as 18h00 de 5 de setembro, em locais que as estruturas políticas distritais indicarão.

Seguindo o mesmo modelo, decorrerão as votações para presidente da Direção Nacional do Chega, eleição para delegados distritais e regionais à II Convenção Nacional do partido (19 e 20 de setembro, em Évora).

“O partido realizará no dia 5 de setembro um referendo à pena de morte em casos de criminalidade grave. Eu, pela minha formação e fé cristã, sou contra, mas respeitei este pedido dos militantes para que o assunto fosse discutido e votado antes da nossa proposta de revisão constitucional dar entrada na Assembleia da República”, referiu André Ventura, citado pela Lusa.

O deputado único e líder demissionário do Chega já fez saber que entregará na Assembleia da República, também em setembro, uma proposta de alteração da Constituição, que tem como finalidade a adoção da pena de prisão perpétua em Portugal.

Em destaque

Subir