Nas Notícias

Painéis com preços nas autoestradas provocou aumento dos combustíveis, conclui AdC

combustiveisDe acordo com a Autoridade da Concorrência, a colocação dos painéis com comparativos dos preços praticados pelos diferentes operadores trouxe uma subida dos custos de gasóleo e gasolina. A medida avançou em 2009 e visava baixar os preços dos combustíveis, mas trará efeitos contrários.

Os painéis eletrónicos colocados nas autoestradas, com informação relativa aos preços de combustíveis praticados pelas diferentes gasolineiras trouxe um aumento no gasóleo e na gasolina, indica um relatório da Autoridade da Concorrência (AdC).

A medida fora introduzida pelo Governo anterior, em 2009, precisamente por recomendação da AdC. A finalidade era uma redução dos preços, uma vez que, naquelas vias, os custos dos combustíveis eram mais elevados. No entanto, não se verificou o princípio da concorrência e as gasolineiras praticaram sempre preços idênticos, numa aparente concertação de valores.

De acordo com este relatório, os painéis nas autoestradas trouxeram um fenómeno de nivelamento dos preços, mas no sentido ascendente, ainda que de modo muito ligeiro. Os preços de gasolina e gasóleo ficaram mais caros, em especial nas autoestradas com maior fluxo de tráfego, realça a AdC.

O relatório foi divulgado nesta quarta-feira e indica que o princípio da transparência e da livre concorrência que se quis transportar resultou numa “redução substancial do número de preços distintos”, sendo que os valores expostos nos painéis indicam, quase sempre, preços iguais em diferentes operadores.

A AdC teme que este comportamento das gasolineiras – uma aparente concertação de preços – possa trazer o efeito contrário ao que se pretendia com os painéis nas autoestradas. Assim, mais informação significará informação igual e custos de combustíveis mais altos.

Em destaque

Subir