Motores

Ott Tanak escapa à hecatombe e lidera o Rali da Turquia

A segunda etapa do Rali da Turquia revelou-se uma ‘razia’ no que a candidatos ao título mundial diz respeito. O que foi aproveitado por Ott Tanak para assumir a liderança da prova.

Thierry Neuville primeiro, e Sebastien Ogier depois, ficaram de fora da contenda, sendo que Andreas Mikkelsen não pôde aproveitar o deslize do belga da Hyundai e do francês da M-Sport Ford porque também teve os seus problemas.

Para além de sofrer um furo norueguês da Hyundai ficou apenas com tração traseira no seu i20 Coupé WRC. Isso fez com ‘resvalasse’ para a quinta posição, a mais de seis minutos de Tanak.

O estónio da Toyota estava no sítio certo, na altura certa, para aproveitar dos deslizes alheios e passar para a liderança, ainda que muito ‘marcada’ pelo seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala, que apesar de alguns problemas hidráulicos no seu Yaris WRC logrou terminar este terceiro dia a pouco mais de 13 segundos de Tanak.

A posição dos dois pilotos da Toyota à partida para a última etapa é bastante confortável, uma vez que na terceira posição se encontra Hayden Paddon a mais de um minuto e com a preocupação de conseguir um bom resultado que lhe permita pensar num futuro na Hyundai.

O pódio do neozelandês não deverá estar ameaçado, já que Teemu Suninen, que é agora o melhor piloto da M-Sport em prova, está a mais de três minutos e o finlandês tem Mikkelsen a outros três minutos de distância.

Elfyn Evan regressou ao rali depois dos problemas de suspensão da véspera e passou a ser o segundo melhor representante da M-Sport Ford, ainda que o galês se encontre muito atrasado na sétima posição atrás de Henning Solberg, o líder dos WRC2 aos comandos de um Skoda Fabia R5.

Classificação após a 13ª PE

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 3h34m22,5s

2º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 13,1s

3º Hayden Paddon/Scott Marshall (Hyundai) + 1m10,5s

4º Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford) + 3m22,2s

5º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 6m25,4s

6º Henning Solberg/Ilka Minor (Skoda) + 11m55,5s

7º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 16m49,0s

8º Jan Kopecky/Pave Dresler (Skoda) + 17m05,9s

9º Simone Tempestini/ Sandor Itu (Skoda) + 17,50,0s

10º Chris Ingram/Robert Whittock (Skoda) + 18m38,2s

Em destaque

Subir