Motores

Ott Tanak a caminho da vitória no Rali da Argentina

Ao conseguir uma vantagem de mais de 46 segundos na segunda etapa do Rali da Argentina, Ott Tanak ficou mais próximo da vitória na prova.

O estónio da Toyota não teve um dia tranquilo, pois a dada altura o seu Yaris WRC teve problemas na direção assistida e nos amortecedores, mas depois de ter ganho duas das sete especiais disputadas pôde gerir a sua diferentes para os seus mais diretos adversários, Thierry Neuville e Kris Meeke.

O belga da Hyundai foi perdendo progressivamente terreno para Tanak, enquanto Meeke atrasou-se bastante ao parar para mudar uma roda do seu Citroën C3 WRC que tinha furado. O britânico caiu de terceiro para oitavo, promovendo Dani Sordo – que ganhou uma classificativa – à terceira posição.

O espanhol da Hyundai parece ao ‘abrigo’ de qualquer ataque de Sebastien Ogier, já que terminou o dia com mais de 50 segundos de vantagem sobre o Campeão do Mundo, sendo que Andreas Mikkelsen parte para a derradeira jornada da prova no top cinco, embora a mais de dois minutos do líder.

A Citroën corre o risco de sair do país das pampas com mais um desaire, já que para além do azar de Kris Meeke viu Craig Breen abandonar irremediavelmente, uma vez que o irlandês capotou na secção matinal e a célula de segurança do seu C3 WRC ficou irremediavelmente afetada.

Já sem o concurso de Jari-Matti Latvala, a Toyota pode ainda contar com Esapekka Lappi, que conseguiu ultrapassar Elfyn Evans na classificação e ainda beneficiar dos percalços dos pilotos da Citroën, sendo que a sexta posição parece o melhor que pode aspirar caso nenhum dos concorrentes que o precedem tenham problemas no curto último dia, que compreende apenas três especiais.

Classificação após a 15ª PE

1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 2h58m33,9s

2º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 46,5s

3º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 1m08,2s

4º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 1m59,0s

5º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 2m13,8s

6º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 2m42,9s

7º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Toyota) + 2m49,1s

8º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 3m20,4s

9º Teemu Suninen/Mikka Markkula (Ford) + 4m17,6s

10º Kalle Rovanpera/Jarno Halttunen (Skoda) + 10m50,2s

Em destaque

Subir