Nas Notícias

Os Verdes querem que Cavaco aceite demissão de Sócrates

‘Os Verdes’ manifestaram a Cavaco Silva a posição sobre a demissão de José Sócrates e pediram ao Presidente da República que aceite o pedido. No entanto, o chefe de Estado não adiantou a sua decisão. O Partido Ecologista quer eleições a 19 de junho.

Numa audiência com o Presidente da República, o Partido Ecologista solicitou firmeza e transmitiu a sua posição sobre esta crise política. Para ‘Os Verdes’, Sócrates não deve ter retorno e as eleições antecipadas são a melhor solução para o país.

No entanto, Cavaco Silva manteve reservas e não transmitiu qual será a sua decisão – apesar de ser mais do que provável que aceite a demissão do primeiro-ministro, em virtude da situação de ingovernabilidade que Portugal enfrenta.

Com minoria do Governo na Assembleia e falta de consenso na questão do PEC, Cavaco Silva deve aceder ao pedido, o que vai de encontro às pretensões do Partido Ecologista ‘Os Verdes’.

Na perspetiva do PEV, o Presidente da República “Cavaco Silva deve aceitar a demissão do primeiro-ministro. Após convocar o Conselho do Estado, deverá dissolver o Parlamento e convocar eleições”, defendeu o responsável de ‘Os Verdes’, José Luís Ferreira.

Para os Ecologistas, a data das eleições antecipadas deverá ser 19 de junho, para que os partidos “tenham tempo para preparar” o ato eleitoral. No entanto, refere José Luís Ferreira, “admite-se que o Presidente escolha 5 de junho”.

Em destaque

Subir