Economia

Os ‘pobres’ milionários portugueses viram as fortunas cair em 2014

americo amorim 210 A lista dos multimilionários da Forbes trouxe más notícias para os portugueses. Américo Amorim, Belmiro de Azevedo e Alexandre Soares dos Santos ficaram mais pobres no ano passado. Já Bill Gates, o fundador da Microsoft, regressou ao posto de mais rico do mundo.

O homem mais rico do mundo em 2014 foi Bill Gates, o (agora) multimilionário que fundou o império Microsoft. Mas a lista da Forbes, a revista de economia que todos os anos lista as maiores fortunas, trouxe más notícias para os portugueses.

Os três portugueses mais ricos (e que têm registado uma presença assídua nesta lista da Forbes) ficaram mais pobres em 2014: combinadas, as fortunas de Américo Amorim, Belmiro de Azevedo e Alexandre Soares dos Santos valem 7,3 mil milhões de euros, menos 2,6 mil milhões do que em 2013.

Só para um leitor ‘normal’ ter uma ideia desta queda, é como se a cada dia perdesse 7,1 milhões de euros…

O homem mais rico de Portugal, isto nas contas das Forbes, continua a ser Américo Amorim. O empresário de 80 anos desceu do 267.º lugar da lista para a 369.ª posição, depois da fortuna de 4,7 mil milhões de euros ter encolhido para os 3,9 mil milhões.

Segue-se Belmiro de Azevedo, que ultrapassou este ano o ‘rival’ da Jerónimo Martins. O fundador da Sonae, de 76 anos, caiu de 687.º para 949.º. Tinha 2,2 milhões, agora tem ‘apenas’ 1,8 mil milhões.

Alexandre Soares dos Santos perdeu o segundo lugar na lista dos portugueses mais ricos e foi quem mais dinheiro perdeu. Caindo do 609.º lugar para fora do top 1000 (é agora 1054.º), o empresário de 80 anos viu a fortuna de 2,5 mil milhões reduzida para 1,6 mil milhões de euros.

De acordo com a Forbes, o líder Bill Gates, de 59 anos, tem uma ‘coisa pouca’ de 70,7 mil milhões de euros. No terceiro lugar ficou outro norte-americano, o ‘guru da Bolsa’ Warren Buffett, com o mexicano das telecomunicações Carlos Slim a intrometer-se no segundo posto.

Refira-se ainda que cerca de um terço da lista (635) são multimilionários por herança.

Em destaque

Subir