Tecnologia

Orgulho e preconceito. E vírus: Os hackers adoram Jane Austen

orgulho e preconceito

Os hackers andam a ler Jane Austen para conseguirem espalhar vírus na internet. A autora de ‘Orgulho e preconceito’ é a cara mais conhecida desta nova tendência revelada pela Cisco. Os antivírus, quando encontram excertos de clássicos da literatura, classificam os sites como seguros.

Se entrar num site e começar a ler excertos de ‘Orgulho e preconceito’, tenha cuidado: é possível que esteja a abrir a porta do computador aos hackers.

De acordo com um relatório da Cisco Security, hoje revelado por sites especializados, os cibercriminosos estão a usar, cada vez mais, clássicos da literatura, em especial do século XIX, para ludibriar os antivírus.

“Adicionar passagens de um texto clássico às páginas na internet é uma técnica de dissimulação muito mais eficaz do que a abordagem tradicional de usar um texto aleatório”, explicaram os investigadores da Cisco.

“O uso de textos de obras contemporâneas, como revistas ou blogues, é outra estratégia eficaz”, complementaram: “Os antivírus e outros sistemas de segurança são mais propensos a considerar tal página como segura depois de ‘ler’ esses textos”.

Com estas técnicas, os hackers contornam a ‘atenção’ dos antivírus, acedendo mais facilmente aos computadores e às redes informáticas.

Jason Brvenik, um engenheiro da Cisco, comentou com a AFP que ‘Orgulho e preconceito’ tem sido a obra mais citada para este fim ilícito.

“Isto é uma seleção aparentemente aleatória, mas sempre vem deste livro”, revelou Brvenik.

Em destaque

Subir