Nas Notícias

Ordem recebe mais queixas contra advogados, Lisboa conta oito participações por dia

justicajuiz 600Está a aumentar o número de queixas apresentadas na Ordem de Advogados, contra causídicos, adianta a TSF. Os conselhos regionais de Lisboa, Porto e Coimbra contam 5000 processos pendentes. Lisboa recebe uma média de oito queixas por dia.

Está a aumentar o número de queixas apresentadas contra advogados. Os conselhos regionais de Lisboa, Porto e Coimbra (os maiores do país) contam cerca de 5000 processos pendentes.

De acordo com a TSF, que cita o presidente do Conselho Distrital de Deontologia de Lisboa, Rui Santos, o conselho regional de Lisboa recebe uma média diária de oito processos e no ano passado voltou a assinalar-se um crescimento do número de casos.

Entre os motivos que suscitaram as participações estão, por exemplo, “ausência de julgamento”, “excesso de linguagem nas peças que os advogados fazem”, ou “clientes particulares que perdem os processos e depois culpam os advogados”.

Também há clientes que apresentam queixa contra o advogado na Ordem por questões financeiras, sobretudo no momento em que recebem a nota de honorários.

No entanto, Rui Santos salienta àquele órgão de comunicação que o facto de haver queixa não significa que “os advogados visados tenham cometido qualquer tipo de infração”.

Em destaque

Subir