Mundo

Ophelia tem apenas 3 anos e um QI superior ao de Einstein (com vídeo)

Ophelia Morgan-Dew vive na cidade de Herefordshire, no Reino Unido, e pode ser o mais novo génio do mundo. A menina, de apenas 3 anos, teve uns impressionantes 171 pontos no teste de QI, mais 11 que Albert Einstein, por exemplo.

Ophelia terminou o teste com 171 pontos, 71 acima da média de quociente de inteligência da população. A menina tornou-se, aos 3 anos, a pessoa mais nova a ter lugar na sociedade de sobredotados Mensa, onde apenas são admitidas pontuações acima de 132.

Em declarações à BBC, a mãe de Ophelia conta que começou a desconfiar que Ophelia poderia ser diferente das outras crianças quanto tinha apenas oito meses.

Começou a falar mais cedo que o habitual e nunca mais parou. “Começou a dizer o nome das cores, as letras, os números, tudo muito mais cedo do que a maioria das crianças”.

Natalie e Ben Morgan, os pais, contam que foi quando chegou aos 2 anos, já na creche, que perceberam realmente o quão avançada a menina estava, tendo procurado uma avaliação junto de um psicólogo especializado.

“Queríamos saber como podíamos ajudá-la. (…) Não queríamos que se sentisse pressionada, mas, ao mesmo tempo, também não queríamos que se sentisse pouco estimulada”, contam.

Ainda que seja um ‘pequeno génio’, Ophelia adora “correr, brincar com os primos ou saltar no colchão”, como qualquer criança de 3 anos, mas é a aprender e experimentar coisas novas onde se sente mais à vontade.

“É como falar com alguém de 19 anos”, explica o pai. “Sabe conversar e acrescenta ideias. Parece perceber as coisas muito mais depressa e lembra-se de tudo”.

A psicóloga Lyn Kendall explica que estas crianças conseguem processar informação muito rapidamente, além de estarem muito atentas ao que se passa em seu redor.

No entanto, alerta para o facto de poder suscitar dificuldades junto dos pais, que muitas vezes não as conseguem acompanhar.

Veja um pequeno vídeo de Ophelia Morgan-Dew, partilhado pela BBC.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=UUAG3S2NA335

Em destaque

Subir