Mundo

Aos 8 anos, Laurent vai estudar para a universidade

Laurent Simons é considerado um ‘pequeno génio’. Aos 8 anos, este menino belga vai estudar para a universidade no próximo ano letivo, depois de ter realizado os seis anos de ensino secundário em apenas um ano e meio.

Para as crianças de 8 anos, as aulas tendem a ser, na sua grande maioria, muito aborrecidos. Laurent não foge à regra, mas explica-a de outra forma.

“Por vezes os outros alunos demoravam muito a responder, por isso eu respondia por eles”, explicou à rádio VRT.

Com apenas 8 anos de idade, Laurent Simons, natural de Ostende, na Bélgica, acaba de completar o secundário – fez os seis anos em apenas um ano e meio – e, concluídas as férias de verão, vai entrar para a universidade.

No seu país de origem, os números mostram que 2,5 por cento da população tem “alto potencial”, o que é equivale a um QI superior a 130.

Laurent supera esses valores. A criança belga tem um QI de 145, quando o patamar de génio está equiparado a 140. Para traçar uma comparação, Einsten ou Stephen Hawking, por exemplo, tinham ambos um QI de 160.

“Para ele era difícil brincar com as outras crianças. Fica a observar o que se passa. Faz coisas de forma diferente. Não sabia o que fazer com os brinquedos”, explicou o pai.

Em declarações à televisão RTBF, os pais de Laurent confessaram que desde cedo perceberam a diferença entre o filho e as demais crianças.

Hoje, a poucos meses de entrar para a universidade, este ‘pequeno génio’ tem na Matemática a sua disciplina preferida, mas não definiu, ainda, qual o rumo para a sua vida. Cirurgião ou astronauta já foram interesses de Laurent, que recentemente se virou para as tecnologias ligadas a computadores.

A família apoia-o em tudo. “Se ele amanhã decidir que quer ser carpinteiro, não temos problemas com isso. Desde que ele seja feliz”, assumiu o pai.

“A minha disciplina favorita é a Matemática, porque é muito vasta. Há estatística, álgebra… Há muitos caminhos”, explicou o próprio Laurent, enquanto segue à procura do seu.

Em destaque

Subir