Ciência

Astronauta envelheceu mais devagar do que o irmão gémeo

Scott Kelly era mais novo seis segundos do que o irmão gémeo, mas foi ao Espaço e agora é ainda mais novo do que Mark. Como é que isto é possível? O génio da física, Einstein, já o tinha explicado.

A diferença é de milissegundos (milésimos de segundo): Scott era seis segundos mais novo do que Mark, o gémeo que agora é mais velho em seis segundos e cinco milissegundos.

Temos de recorrer à teoria da relatividade, o mais famoso legado de Albert Einstein, para explicarmos o que aconteceu a partir do momento em que o astronauta da NASA deixou a Terra.

De acordo com a teoria que revolucionou a física, o tempo passa mais devagar quanto mais perto se está de uma massa com a gravidade da Terra, tal como passa mais rápido em situações de movimento face à ausência deste.

Como Scott Kelly cumpriu uma missão de um ano no Espaço (na Estação Espacial Internacional), envelheceu mais devagar que o irmão gémeo, o qual permaneceu na Terra.

Assim, a diferença de idade entre estes irmãos nascidos em 1964 aumentou de seis segundos para os seis segundos e cinco milissegundos.

“Daqui a uns dez anos, quando eu parecer que tenho 60 e ele que tem 80, vocês entenderão”, gracejou Mark.

O canal MinutePhysics já tinha abordado esta ‘dilatação temporal’ (o nome que Einstein deu ao fenómeno quando elaborou esta teoria) com o ‘Paradoxo dos gémeos’, uma simulação de dois irmãos, estando um na Terra e outro a orbitar o planeta num foguetão.

Em destaque

Subir