Tecnologia

Oceano Pacífico: Chineses querem descer até onde nunca ninguém conseguiu

jiaolong_1Submarino ‘Jiaolong’ já conseguiu descer até aos cinco mil metros, mas China quer agora bater o recorde mundial, fixado nos seis mil. Ilhas Marianas, a Este das Filipinas, é o local escolhido, onde para alcançar o fundo do oceano é preciso percorrer 11 quilómetros.

A China quer ser o primeiro país a conseguir descer até sete mil metros de profundidade no oceano. Para tal, os responsáveis asiáticos vão utilizar o submersível ‘Jiaolong’, que levará a bordo três investigadores. À superfície, o navio Xiangyanghong 09, com cerca de 100 profissionais, vai prestar todo o suporte e recolher todas as informações recolhidas pelo submersível.

Até agora, pelo país inteiro, Rússia, Estados Unidos, Japão e França já conseguiram descer até aos seis mil metros, um registo que a China quer agora bater em cerca de um quilómetro.

As Ilhas Marianas, situadas no Oceano Pacífico, a Este das Filipinas, são o local escolhido pelos cientistas chineses, uma região onde o fundo do mar fica a cerca de 11 mil metros de profundidade.

A viagem até onde nunca ninguém foi tem início marcado para o início do mês de julho.

Em destaque

Subir