Nas Notícias

Oposição unida contra visão adulterada de Vítor Gaspar sobre realidade do País

vitor_gaspar5Onde o ministro das Finanças Vítor Gaspar vê “êxito”, na avaliação do programa da troika, os partidos da oposição notam apreensão. E por isso criticam a visão adulterada do Governo sobre um Portugal em “grande dificuldade”, de acordo com o PS, sem “sinais positivos”, na voz do PCP, e que “despeja dinheiro público nos bancos”, segundo o BE. Já ‘Os Verdes’ falam em “crença cega” do Governo.

As palavras de otimismo de Vítor Gaspar – nesta segunda-feira, nas conclusões da quarta avaliação do programa da troika – provocaram uma onda de críticas em todos os partidos da oposição. “Não há nenhuma previsão de espiral recessiva, disse o titular da pasta das Finanças.

PS, PCP, Bloco de Esquerda e ‘Os Verdes’ consideram que Vítor Gaspar apresenta uma visão adulterada do país, sem qualquer motivo para celebrar o suposto “êxito” da execução orçamental.

A oposição centrou-se no aumento do desemprego, sobretudo, para criticar as palavras de Vítor Gaspar, lembrando o ministro de que o “êxito” de Portugal se encontra espelhado nos sucessivos aumentos do desemprego e na degradação das condições económicas das famílias, após as medidas da troika.

Os partidos não consideram que a confirmação da quinta tranche do empréstimo (de 4,1 mil milhões de euros) acordado com a troika venha resolver os problemas e criticam Vítor Gaspar por utilizar a expressão “sucesso” no seu discurso de hoje.

Eurico Dias, do secretariado nacional do PS, aponta como “chocante ouvir o Governo sublinhar este sucesso quando Portugal enfrenta o maior desemprego de sempre”. Na reação socialista à quarta avaliação da troika, aquele dirigente defendeu que “este caminho de sacrifícios não está a ter a recompensa devida”.

Por seu turno, o PCP realça o que os comunistas consideram ser uma “contradição brutal” entre o que é a realidade de Portugal e a avaliação do ministro das Finanças. Assim, Agostinho Lopes vê uma grande discrepância entre “os êxitos do Governo e a realidade económica, social e financeira do país”.

“O que é que tem que ver os êxitos do Governo com os números do desemprego, de falências e com a falta de dinheiro das famílias para bens essenciais como alimentos ou medicamentos, ou a fome das crianças?”, questionou.

Já do Bloco vêm o mesmo tom de crítica a Vítor Gaspar. Pedro Filipe Soares critica o facto de “o Governo estar contente porque diz ter passado no exame da troika”, quando, na prática, “o Governo só é bom aluno a despejar dinheiro público nos cofres dos bancos privados”.

Os ‘Os Verdes’ consideram que “o ritmo das palavras de Vítor Gaspar pode contribuir para embalar o país, mas o seu conteúdo não contribui para dinamizar a economia”.

Os ecologistas referem ainda que esta conferência de imprensa “prova que o Governo não tira as consequentes lições dos erros que tem cometido”, nas previsões da macroeconomia e nos “impactos que a recessão que o país atravessa tem sobre o desemprego”.

“Ficou também claro desta conferência que o Governo persiste teimosamente em não inverter a direção que arrasta Portugal para os trilhos da Grécia”, consideram os ecologistas, num comunicado divulgado pela Imprensa.

“Para Vítor Gaspar e o Governo PSD/CDS, este discurso gravado há muito funciona como uma crença cega, na qual nem os factos comprovados levam a questionar as receitas seguidas”, além de que o ministro “anuncia mais austeridade, paralisação total do investimento público, a aniquilação do setor público”.

 

Em destaque

Subir