Economia

OCDE revela que custos do trabalho caem de novo em Portugal

trabalho 210trabalho 510Dados da OCDE sobre custos do trabalho indicam que os gastos com os trabalhadores desceram, no segundo trimestre do ano, em comparação com o trimestre anterior. As remunerações desceram 0,6 por cento, neste período, sendo que também a produtividade está em ligeira queda.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgou nesta quinta-feira dados sobre os custos do trabalho, assinalando uma queda no segundo trimestre de 2013. As remunerações pagas aos trabalhadores caíram 0,6 por cento.

Igual tendência é assinalada pela OCDE no que diz respeito à produtividade: menos 0,3 pontos percentuais, entre abril e junho, comparando com os primeiros três meses do ano.

Apesar da tendência de quebra nestes dois indicadores, a OCDE sublinha que há uma desaceleração desse registo. Ou seja, entre janeiro e março, Portugal registou também uma descida, bem mais notória: 2,4 por cento no que diz respeito aos custos com trabalho e 1,9 pontos no que concerne à produtividade.

Portugal apresenta níveis de produtividade que estão aquém da média que se verifica naquela organização e na Zona Euro.

A Eslováquia e a Itália são os países com maiores quedas nos custos laborais, com menos 1,2 e 0,7 por cento, respetivamente.

Em destaque

Subir