Cultura

Óbito: Morreu o artista plástico João Dixo

joao dixoO pintor e professor João Dixo faleceu hoje, aos 71 anos, vítima de doença súbita, informou um comunicado da Escola Universitária das Artes de Coimbra (ARCA-EUAC), instituição da qual fazia parte.

“A vida de João Dixo confunde-se com a história da ARCA e da EUAC. Foi ele um dos maiores responsáveis pela criação desta Escola, à qual dedicou maior parte da sua vida”, refere o comunicado divulgado no site da instituição.

Conhecido pelo seu contributo para as artes figurativa e decorativa, João Dixo era, atualmente, presidente do Conselho Científico da ARCA- EUAC e diretor dos cursos de mestrado em Ensino de Artes Visuais, em Artes Plásticas e em Comunicação Estética.

Nascido em 1941, em Vila Real, João Dixo licenciou-se em Pintura, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1966, tendo concluído o curso com 20 valores. Lecionou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, na ARCA e no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Foi um dos fundadores do Grupo Puzzle, que na década de 70, criou pinturas coletivas e outras artes de intervenção. O pintor deixa uma profunda marca na arte contemporânea do pós 25 de abril.

A sua obra está, atualmente, representada em várias exposições, nomeadamente, no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, no Museu Soares dos Reis, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves e na Fundação Cupertino de Miranda.

O corpo estará em câmara ardente a partir das 15h00, na Capela de Santo António dos Olivais, em Coimbra. O funeral realiza-se amanhã, a partir das 10h00.

Em destaque

Subir