Mundo

Para jornal belga, Obama tem cara de macaco e vende marijuana

obama macacoobama jornal belgaNo sábado, o ‘De Morgen’, jornal belga, publicou uma fotomontagem racista em que transforma em macaco o casal Obama. Entretanto, fez um pedido de desculpa ao Presidente dos EUA e à primeira-dama, Michelle Obama. E justificou-se: “O racismo já não é aceitável. Por esse motivo, os editores consideraram que poderia ser matéria de humor”…

Barack e Michelle Obama foram alvo de uma brincadeira de mau gosto do jornal belga ‘De Morgen’, que na passada edição de sábado fez uma fotomontagem que adultera a cara do presidente e da primeira dama dos EUA, assemelhando-os a um macaco.

Imediatamente, o jornal foi alvo de críticas, que se disseminaram pelas redes sociais.

O ‘De Morgen’ foi acusado de uma atitude racista e reagiu de imediato, com um pedido de desculpa.

O jornal publicou não apenas uma imagem de Barack e Michelle Obama com cara de macaco, como ainda publicou outras fotos em que apelida Obama de “primeiro Presidente negro dos EUA”.

Sendo um facto que Obama é o primeiro Presidente afro-americano que conseguiu ser eleito para a Casa Branca, a associação da montagem com essa realidade sugere uma atitude racista que não foi aceite pela maioria dos leitores.

A brincadeira com Obama – igualmente na edição de sábado do ‘De Morgen’ – prosseguiu com frases como “Barack Obama começa a vender marijuana”, numa alusão à recente legalização da venda daquela substância em alguns estados norte-americanos.

As publicações das fotos e dos ‘memes’ de Obama surgem na secção de humor do jornal belga, mas nem assim as fotomontagens foram bem toleradas. E a própria publicação assumiu que foi longe demais.

“O racismo já não é aceitável. Por esse motivo, todos os editores deste jornal consideraram que poderia ser matéria de humor”, realçam os editores do ‘De Morgen’, para justificar o sucedido.

A imagem publicada pelo jornal belga nem é nova e já estava publicada na Internet há mais de um ano.

Em destaque

Subir