Mundo

O “saudável” Anders Breivik vai cumprir 21 anos de prisão pelo duplo massacre na Noruega

breivikO “saudável” Anders Breivik, autor de um duplo atentado na Noruega que terminou com 77 vítimas mortais, foi condenado à pena de prisão por 21 anos. O tribunal decretou também que a pena pode ser alargada caso o noruguês se mantenha um perigo para a sociedade.

O noruguês Anders Breivik é mentalmente “saudável” e, como tal, imputável pelo duplo atentado de 22 de julho de 2011, quando matou 77 pessoas em Utoya (a tiro) e em Olso (à bomba). O tribunal de Oslo rejeitou a pretensão da defesa, que o queria dar como imputável para que ficasse internado num hospital psiquiátrico, isto apesar do próprio Breivik ter pedido, publicamente, para ser considerado mentalmente capaz.

Coube à juíza Wenche Elizabeth Artnzen pronunciar o veredito, obtido por unanimidade: imputável, culpado e condenado a 21 anos de prisão, que podem ser alargados a cada cinco anos, por prazo indeterminado, caso o recluso se mantenha um perigo para a sociedade. A liberdade condicional não poderá ser sequer solicitada antes dos dez anos de reclusão.

Os cinco juízes não aceitaram a avaliação psicológica de novembro de 2011, a única a considerar Breivik (que voltou a fazer a saudação de extrema-direita ao entrar no tribunal) um psicótico e, como tal, inimputável. 

Em destaque

Subir