Nas Notícias

O pequeno Henrique precisa de medula… com urgência

pequeno henrique

Acabado de fazer 17 meses, o pequeno Henrique continua a procurar, com urgência, uma medula compatível. O bebé sofre de uma doença muito rara, a Síndrome de Hurler, e necessita do transplante antes de completar os 2 anos.

“Faço hoje 17 mesinhos e todos dizem que sou um docinho”: eis Henrique, “um menino muito bem disposto, sorridente, que gosta muito de brincar, cantar e dançar”.

Esta descrição parece igual a todas as outras, mas a situação do pequeno Henrique é muito particular. O bebé sofre da Síndrome de Hurler, uma doença incurável, rara e degenerativa, e necessita “urgentemente” de encontrar um dador de medula compatível.

“Infelizmente, desde que nasci tenho tido uma vida muito atribulada… Foi no fatídico dia 11 de setembro que recebemos a notícia de que eu era portador de uma doença muito rara, a Síndrome de Hurler. Esta é uma doença degenerativa e progressiva, que afecta vários órgãos e que pode impedir que eu chegue a adulto”, explica o pequeno Henrique.

Certo, não foi o bebé quem escreveu a mensagem, mas o apelo tem a voz dele.

“Atualmente não tem cura, mas tem tratamento para retardar a maioria das manifestações da mesma… Até, quem sabe, um dia alguém encontrar uma cura! Para tal preciso de fazer um transplante de medula com a maior urgência, pois este procedimento é muito arriscado e só poderá ser verdadeiramente útil se for feito antes dos meus 2 anos de idade”.

A família e os amigos, que estão a partilhar este apelo através da página de Facebook ‘Ajuda o pequeno Henrique – Síndrome de Hurler – Transplante de medula’, sugerem a inscrição “nos diversos centros de histocompatibilidade que existem pelo país” e a divulgação do caso do pequeno Henrique.

“Apesar de tudo, continuo sempre animado e a dar força aos meus pais. Eles acreditam que eu vou ‘trocar as voltas’ às estatísticas e conseguir ter uma vida melhor do que a medicina prevê”, concluiu o bebé.

Em destaque

Subir