Insólito

O famoso polícia do gás pimenta recebe indemnização após ameaças e gozo (com vídeo)

john pikejohn pike bigA imagem de John Pike a gasear um grupo de estudantes universitários tornou-se viral e custou o emprego ao então polícia. As ameaças e o gozo de que foi alvo após o caso levaram o homem a exigir uma indemnização por “danos morais”: vai receber 27.500 euros.

Em 2011, na altura dos protestos do movimento ‘Occupy Wall Street’, nos EUA, um tenente da polícia tornou-se famoso por despejar uma lata de gás pimenta sobre um grupo de 21 estudantes universitários, quando estes protestavam sentados no chão. Dois anos volvidos, John Pike chegou a acordo com a Universidade da Califórnia e vai receber uma indemnização de 27.500 euros.

O acontecimento tornou-se viral e a imagem do polícia a gasear os estudantes foi motivo para incontáveis montagens a parodiar o ato. Pior ainda, alegou John Pike, foi a ‘campanha de medo’ em que foi visado: recebeu mais de 17 mil emails ameaçadores, 10 mil SMS e centenas de cartas.

O tenente, primeiro suspenso e depois afastado da força policial em 2012, apresentou em julho deste ano um pedido de indemnização à Universidade, alegando “danos psicológicos e emocionais”. A reitoria ainda tentou contra-atacar na Justiça, alegando um uso excessivo da força, mas o Ministério Público ressalvou que não teria motivo para intentar qualquer processo contra John Pike.

O caso não chegou aos tribunais porque a Universidade chegou a acordo com o ex-tenente e vai pagar uma indemnização a rondar os 38 mil dólares, cerca de 27.500 euros. Um valor que fica acima de metade dos 47 mil dólares de indemnização pagos, também pela Universidade da Califórnia, a cada um dos estudantes gaseados.

https://www.youtube.com/watch?v=k-W_rJf0YcY

Em destaque

Subir