Nas Notícias

Mudança de hora: No domingo, o inverno faz-se sentir no relógio

relogio1relogio 600O horário de inverno entra em vigor no domingo, com os relógios a recuarem uma hora. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, em Portugal Continental e na Madeira esta atualização deve ser feita às 2h00 da madrugada (passando a 1h00), enquanto nos Açores, que têm fuso horário diferente, a mudança de hora é feita à 1h00 local.

O inverno vai começar a fazer-se sentir no relógio, a partir deste domingo, na madrugada de 27 de outubro, com os relógios a recuarem 60 minutos às 2h00, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.

No Continente e na Madeira, a atualização faz-se às 2h00, enquanto nos Açores sucede à 1h00 (os ponteiros recuam até às 00h00). Uma vez que o fuso horário é diferente em solo açoriano, a alteração de hora é, deste modo, feita em simultâneo em todo o território nacional.

Assim, na madrugada de domingo será possível dormir mais uma hora sem que tal se repercuta na hora de acordar. Recuando uma hora, os relógios permitem mais 60 minutos de sono.

Outros efeitos desta mudança da hora legal são os dias mais curtos e as noites mais longas. O inverno, que se tem apresentado com as chuvas fortes em quase todo o território, faz-se sentir no relógio.

Em destaque

Subir