Mundo

O eclipse de Sol de sexta-feira: As nuvens vão eclipsar o fenómeno?

eclipse solar Para o dia do eclipse de Sol (nesta sexta-feira, dia 20 de março) o IPMA prevê um cenário que ameaça eclipsar o fenómeno. O maior eclipse solar da década poderá, em Portugal Continental, ser escondido pelas nuvens. Acompanhe o fenómeno em vídeo, em direto, no YouTube.

Neste dia 20 de março, entre as 8h00 e as 10h00, em Portugal Continental, a Lua vai encobrir o Sol criando um eclipse solar parcial (apenas uma parte do planeta conseguirá assistir ao eclipse total).

Trata-se de um dos mais raros e belos fenómenos do mundo. E depende de condições climatéricas. Será que as nuvens vão… eclipar o eclipse?

As previsões meteorológicas não garantem que o eclipse solar parcial desta sexta-feira seja ‘exibido’.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para esta sexta-feira estão previstos “períodos de céu muito nublado e aguaceiros, que podem ser acompanhados de trovoada em especial nas regiões centro e sul”.

Na Grande Lisboa, há fortes probabilidades de o Sol ser encoberto por nuvens.

E nesse cenário o eclipse solar ficará… eclipsado. O céu vai estar muito nublado e há a possibilidade da ocorrência de aguaceiros.

Já no Grande Porto, aquele instituto prevê “céu em geral pouco nublado, aumentando de nebulosidade a partir da tarde [depois do eclipse solar] e com possibilidade de ocorrência de aguaceiros”.

Note que deve evitar observar o Sol sem proteção, durante este eclipse solar parcial, por questões de saúde.

Os oftalmologistas aconselham cuidados, uma vez que há riscos de lesões graves na retina.

Assim, se não tiver proteções, pode acompanhar o fenómeno com segurança pela internet, através deste site que irá transmitir ao vivo, no YouTube, este eclipse do Sol de 20 de março.

Em destaque

Subir