Mundo

Nyusi diz que violência armada no norte de Moçambique trava desenvolvimento

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse domingo que a violência armada na província de Cabo Delgado, está a impedir o Governo de prosseguir com ações de desenvolvimento na região, o que exige a intensificação da luta contra a instabilidade.

Filipe Nyusi apontou os ataques armados como um obstáculo ao desenvolvimento em Cabo Delgado, quando falava na II Sessão Ordinária do Comité Nacional da Associação dos Combatentes de Luta de Libertação Nacional (ACLIN).

“A instabilidade em alguns distritos de Cabo Delgado limita a capacidade do Governo de realizar projetos de desenvolvimento”, declarou Filipe Nyusi.

Distritos da província de Cabo Delgado têm sido palco de ataques de grupos armados desde outubro de 2017, tendo causado a morte a mais de 100 pessoas, incluindo membros das Forças de Defesa e Segurança e dos atacantes, e destruído infraestruturas económicas e sociais.

As calamidades naturais, nomeadamente os ciclones que afetaram o centro e norte do país, também atrasaram os planos de desenvolvimento nas duas regiões, acrescentou o chefe de Estado moçambicano.

Filipe Nyusi defendeu uma rápida mobilização dos recursos prometidos na conferência de doadores realizada este mês para a reconstrução das infraestruturas sociais e económicas destruídas pelos ciclones.

Filipe Nyusi assinalou a necessidade de as verbas serem geridas com transparência como forma de garantir a eficiência na reconstrução.

Em destaque

Subir