Motores

Novo Toyota TS050 muda sem alterar totalmente a filosofia

ToyotaTS050 216

Depois das rivais, foi a vez desta quinta-feira a Toyota revelar a sua ‘arma’ para o campeonato do mundo de resistência (WEC) deste ano; o novo TS050 9HYBRID. Um protótipo que continua a apostar nos geradores nos dois eixos, mas relocalizou-os para melhor aproveitamento do fluxo de ar.

Contudo o novo carro da marca japonesa combina um novo motor 2.4 litros V6 twin turbo com o sistema híbrido de baterias, que agora funciona na subclasse dos 8 megajoules. O que é uma estreia para a Toyota.

Outra novidade é que se trata do terceiro protótipo concebido pela marca nipónica para o WEC desde 2012, e também a primeira vez que utiliza um motor turbo, depois do V8 aspirado usado anteriormente em conjunto com o capacitador de armazenamento híbrido.

Mesmo com a mudança para baterias e para a subclasse mais alta, o TS050 HYBRID não abdica os geradores, embora agora recorra de uma caixa de velocidades atualizada, de modo a poder lidar com um significativo aumento de torque fornecido pelo motor turbo. Tudo isto a par com um novo desenho aerodinâmico.

ToyotaTS050 316

“A equipa trabalhou bastante no TS050 HYBRID, resultando numa cooperação muito produtiva. A nossa tecnologia de competição inovadora, bem como as oportunidades de desenvolvimento em Colónia contribuem para fazer carros ainda melhores e também melhores engenheiros”, avalia Rob Leupen, o diretor da Toyota Gazoo Racing.

Com os regulamentos LMP1 a procurarem uma redução de fluxo de combustível e energia, a Toyota espera que a nova solução motriz lhe permita a melhor performance no WEC 2016.

A escolha do V6 twin Turbo de injeção diretoa é também considerado o melhor equilíbrio entre os dois itens exigidos, em combinação com a mudança para os 8MJ.

Em termos de pilotos a equipa procedeu a um pequeno reajuste. No carro n.º 5 estarão Anthony Davison, Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima, enquanto no nº 6 Kamui Kobayashi substitui o retirado Alexander Wurz ao lado de Stéphane Sarrazin e Mike Conway.

Em destaque

Subir