Apresentações/Novidades

Novo Peugeot 508 RXH entre a cidade e o campo (galeria)

peugeot508rxhO novo 508 RXH, que a Peugeot lançou agora em Portugal, é a mais recente proposta da marca do leão para o exigente, mais ainda relativamente reduzido, segmento das carrinhas de tração integral híbridas diesel. Aliando as preocupações ambientais em cidade com capacidades fora-de-estrada.

Aliando a mais recente estética do seu topo de gama, que se caracteriza por uma grande elegância e sinais de reforço na carroçaria, como uma maior distância ao solo, proteções inferiores – que se estendem do cárter à parte posterior da carroçaria –, spoilers e cavas das rodas. Isto para além de distintivas jantes em liga leve de 18 polegadas montadas em pneus 245/45.

Uma imagem requintada que não abdica dos leads de presença da 508 Station Wagon ‘normal’, mas que espelha o equipamento a bordo, que tem tanto de ergonómico como de tecnológico. Nele se incluem coisas tão diversas como o Peugeot Connect Box, o Head Display a cores, ou o sistema de navegação WIP Nav Plus.

Depois há coisas que tem a ver com o conforto e o luxo e mais comuns à carrinha ‘normal’, como o acesso e ligação mãos livres, os bancos dianteiros elétricos, o tejadilho panorâmico, os vidros lateriais traseiros ou os revestimentos em couro e alcântara.

A sigla RXH tem o propósito de sublinhar a tecnologia Full Hybrid Diesel que lhe está associada, destinada a proporcionar um fraco impacto ambiental sem prescindir de um grande prazer de condução. Isso advém do facto de possuir tração às quatro rodas e dispor da primeira motorização totalmente híbrida diesel do Mundo.

O motor 2.0 HDi 163 FAP Hybrid4 debita uns mais do que suficientes 200 cv, e pode funcionar num modo completamente elétrico, graças ao pequeno capacitador, que – acoplado ao eixo traseiro – gera 27 cv constantes e 37 cv no ‘pico’ de potência, tudo dependendo da forma como se utilizar este 508 RXH. O comando do sistema é feito pelo botão existente na consola (que também comanda a tração integral), acionando o modo ZEV.

Os resultados desta solução ficam à vista, pois é possível rodar num circuito misto em cerca de 4 litros a cada 100 km, com emissões de CO2 limitadas a 107 g/km. Nada mau se pensarmos que este Peugeot pesa quase 1800 kg.

Fora de estrada o 508 RXH beneficia de uma maior altura ao solo (184 mm), e do fulgor do seu motor de 200 cv bem distribuídos pelas quatro rodas, servidos por uma caixa robotizada de seis velocidades.

É claro que tudo isto tem um preço, pois este Peugeot é comercializado a partir de 43240 euros, podendo ir até aos 46 700 euros no caso de estar equipado com todos os extras.

Fotogaleria:
{gallery}imagens/galerias/peugeot508_1{/gallery}

Em destaque

Subir